Mesas Redondas e Palestra
SEGUNDA-FEIRA | 26/11
19:30-20:30
PALESTRA 01
A crise internacional e a democracia ameaçada
Profª Dr. Marcos Costa Lima (PPGCP/UFPE)
Mediador: Dr.Antônio Manoel Elíbio Júnior (DCS/UFPB)
Sobre o palestrante | O Professor Marcos Costa Lima é Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e Pós-Doutor pela Université Paris XIII. Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE. É fundador e coordenador do Instituto de Estudos da Ásia. Foi docente convidado em diversas Universidades entre as quais: Université Sorbonne Nouvelle, Universidade de Leiden e University of Walles. É um dos maiores especialistas nos temas Mercosul, Globalização e Teorias Pós-Coloniais.
QUINTA-FEIRA | 29/11
Mesa Redonda: Saúde mental na universidade
Coordenadora: Drª. Luziana Silva (DCS/UFPB)
Drª. Juliana Sampaio (Profª. do Departamento de Promoção da Saúde da UFPB)
Esp. José Augusto Rocha (Psicólogo da SESAI/DSEI)
O tema da saúde mental é de suma importância para o ambiente universitário, entretanto, pouco se tem debatido sobre a questão nas universidades. Em que pese à fila de espera para os atendimentos psicológicos, os casos de suicídios e de assédio (moral e sexual), soma-se a tal cenário às incertezas sobre a conjuntura atual, sobre o campo de atuação e a garantia de diretos sociais/estudantis. Ademais, embora tenha sido comum ouvir relatos de desânimo, de ansiedade, desamparo, quer de alunos ou professores, essas inquietações ainda têm ficado circunscritas ao campo do privado. Diante do exposto, aceitamos o desafio de problematizar a saúde mental, assim como, o sofrimento, as angústias e adoecimentos na comunidade acadêmica. Entendemos que um diálogo aberto, quiçá, possa contribuir para descortinar os pontos de tensão que configuram as instuições de ensino superior como espaços de produção/reprodução de violência e sofrimento mental, e as impedem de se efetivarem como espaços acolhedores de desenvolvimento de habilidades (inclusive, emocionais e sociais).
SEXTA-FEIRA | 30/11
19:30-20:30
PALESTRA 02
Metodologia e ética na análise antropológica: refletindo a pesquisa nacional sobre aborto.
Profª Drª. Rozeli Porto (PPGAS/UFRN)
Mediadora: Drª. Kelly Emanuelly de Oliveira (DCS/UFPB)
A mesa se propõe a trazer uma reflexão sobre a construção de pesquisas relacionadas à temática do Aborto, que vêm sendo discutidas em instâncias nacionais e internacionais. A antropóloga Rozeli Porto, que participa do grupo de pesquisadoras envolvidas no desenvolvimento de estudos na área, se propõe a dialogar sobre os caminhos éticos e metodológicos desenvolvidos nesta pesquisa, e os avanços que temos sobre a temática na atualidade.
Sobre a palestrante | Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (DAN/PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Possui Mestrado e Doutorado em Antropologia Social (2002/2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estancia de doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa/PT. Pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidad de Sevilla-España (2016). Faz parte da Red LIESS - Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistorico de las Sexualidades/Espanha -, do Grupo Gênero, Corpo e Sexualidades (GCS/UFRN), do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC) e do Laboratório de Estudos das Violências (LEVIS/UFSC). Sócia efetiva, vice tesoureira e membro do Comitê Gênero e Sexualidades da ABA. Tem experiência na área de Teoria Antropológica, Antropologia do Corpo, da Saúde e da Doença, Antropologia das Relações de Gênero (com enfoques e articulações em Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos - Aborto, Parto, Nascimento - doenças endêmicas (zika, dengue, Chikungunya), Medicamentos, Feminismos, Sexualidades e Violências).